Agile Think

O que são Programas de Aceleração?

O que são Programas de Aceleração?

O que são Aceleradoras?

Aceleradoras são organizações que têm por objetivo preparar startups para receberem investimentos. Visam o desenvolvimento dessas empresas de forma rápida, tendo como propósito promover seu crescimento de forma acelerada. Mas como isso acontece? No momento em que tecnologia, conhecimento e recursos financeiros estão acessíveis para quem tem uma boa ideia ou bom produto ou serviço digital em mãos, aproveitar a disponibilidade desse tipo de investimento se torna algo bastante sedutor. Quem quer investir no nicho digital sabe que nem todas as empresas conseguem investimentos por não estarem preparadas para isso. Mas quando devo correr atrás para acelerar minha empresa ou negócio digital?

 

A importância de acelerar para a direção correta

Quando falamos de inovação em produtos digitais, muitos se espelham em serviços já conhecidos e escalados, tal como o Uber, iFood, AirBnB, Dropbox entre outros. Fazer parte desse seleto grupo ou se tornar um unicórnio, é o sonho de qualquer Startup. Entretanto, para que essas empresas conseguissem chegar ao patamar alcançado por elas atualmente, em algum momento, precisaram passar por um processo de aceleração para conseguir obter novas oportunidades de expansão. Ou seja, foram preparadas para participar das rodadas de investimento.

Para quem não sabe, existem hoje diversas modalidades de investimentos para empreendimentos do mundo digital. Aceleração é só um deles. A verdade é que para algum produto ou negócio passar por aceleração, será exigida uma preparação por parte da empresa. Mas como se preparar para essa aceleração? Como funciona a aceleração?

 

Sabendo o estágio atual do produto

Muitos perguntam: Qual o melhor momento para acelerar do meu negócio? Bem, primeiro é necessário entender em qual estágio seu produto ou serviço se encontra. Utilizando como referência o SEBRAE, todo negócio passível de aceleração passa por 4 estágios obrigatórios: Curiosidade, Ideação, Operação e Tração.

A jornada de aceleração é constituída na forma de Programa, o qual é composto por fases que se iniciam com um Assessment. O Assessment é uma ferramenta voltada à identificação do estágio atual da empresa. Através dele é possível obter uma visão geral da empresa e seu produto, permitindo avaliar o que é possível fazer durante o processo de aceleração. Por meio dele conseguimos entender:

  • Quais os objetivos do empreendedor?
  • Qual o tipo de aceleração mais indicada para o estágio atual da empresa?
  • Qual é a melhor forma de investimento deve ser buscada?

Com o alinhamento gerado pelo Assessment, as definições do que é necessário fazer para a expansão e o modelo de negócio devem ser discutidos e estabelecidos entre as partes. Tanto para a Aceleradora, como para o empreendedor, isso possibilita ajustar as expectativas e estabelecer qual é a melhor forma de abordar o mercado para iniciar investimentos na Startup.

É comum em grande parte das empresas sejam aceleradas somente quando já possuem um produto ou serviço pronto, possibilitando entrar em fases voltadas a sua expansão. Para empresas que já possuem um produto lançado e operando, o desafio é incrementar suas estratégias, desenvolvendo novas práticas empreendedoras, profissionalizando sua gestão e fazendo uma injeção de capital. Nesses casos, a busca por Ventures Capital é o mais indicado, pois essas empresas preparam o negócio para ser tracionado para que torne sua receita exponencial. Existem também aceleradoras que buscam oportunidades no fomento e incubação de ideias em seus estágios iniciais. Empresas já constituídas são o foco do trabalho de Venture Builders. Nessas aceleradoras a ideação e a definição do produto são parte do negócio.

 

 

 O que acontece durante um Programa de Aceleração?

Uma vez aceita no Programa, a Aceleradora vai construir junto com os responsáveis da empresa um plano de investimento com as ações necessárias para a transformação do negócio. De acordo com o estágio atual do produto ou serviço oferecido, é comum que empresas na fase inicial de Ideação, busquem definir ou estabilizar seu produto de uma forma minimamente viável. Nesses casos, os esforços de aceleração estarão voltados à formação dos times de desenvolvimento e o planejamento da operação.

Já no estágio de Operação, os objetivos estarão centrados na aceleração dos processos de ida ao mercado, transformando o produto num serviço escalável. Nessa etapa, o foco está em criar uma identidade da empresa e vinculá-la a um ecossistema. A aceleração ocorre por meio de mentorias, aplicação de metodologias e processos voltados à ampliação das redes de relacionamento da empresa com seus clientes e atuação junto aos mercados-alvos.

Isso credencia a empresa na busca por escalar seus serviços de forma mais orientada ao mercado, com vistas na obtenção de novas receitas recorrentes e na geração de valor exponencial. Com a valorização da empresa, a Aceleradora pode optar entre recuperar o que foi investido com a venda da sua participação para fundos de Venture Capital, proporcionando novas rodadas de investimentos.

 

Venha preparar sua aceleração com a Agile Think®

A história da Agile Think® está ligada à cultura de inovação, gestão, transformação digital e criação de novos produtos desde sua fundação. Inovar faz parte do nosso DNA! Durante todo esse tempo passamos por diversas empresas: grandes, médias, Startups e com pequenos empreendedores. Em todas as situações, percebemos que algumas perguntas se repetem: Qual o melhor momento para acelerar a inovação na minha empresa?

Embora os cenários sejam bastante distintos devido ao porte dessas empresas, sabe o que todas elas têm em comum quando iniciamos um novo trabalho de aceleração? Quase todas “queimaram etapas” no processo de desenvolvimento de seus produtos e serviços. Em um dado momento, precisaram retroceder e mexer na sua estrutura para seguirem mais fortes e relevantes em seu mercado.

E é justamente aí que a Agile Think entrou! Na preparação dessas empresas com os serviços de Assessment, Aceleração de Produtos Digitais, Aceleração de Times de Desenvolvimento e Formação continuada de pessoas. Acha pouco? Conseguimos também auxiliar sua empresa a encontrar profissionais para compor times de desenvolvimento, onde inclusive podemos agregar nossa a expertise na condução de projetos e desenvolvimento de produtos digitais por meio da Fábrica de Experiências.

Atuar na potencialização das chances de aceleração da sua empresa é o nosso negócio. Fazemos a mentoria e a indicação da sua empresa para quem atua nesse mercado, alinhando canais e os contatos necessários para que sua empresa se torne o próximo unicórnio do mercado.

 

Está curioso em como podemos ajudar mais? O que acha de marcarmos um café?

Há anos a Agile Think vem atuando na transformação digital das organizações, por meio de seu portfólio de clientes, atuamos na criação de novos produtos e na gestão com foco no crescimento de produtos, pessoas e negócios.

Aprendemos nesse tempo que para empreender é importante ter uma visão clara de onde se quer chegar antes de definir “como” e com “quem” ir até lá! Em nossas mentorias, gostamos de provocar empreendedores e donos de Startups com a seguinte pergunta: “Ok! Você tem um milhão na mão agora! O que fará com o dinheiro?” Poucos sabem responder a essa pergunta de bate-pronto. Sabe por quê?

Quase sempre essas necessidades não estão mapeadas? Nesses casos, as vezes dar um passo atrás para conseguir melhor estruturar a jornada de desenvolvimento antes de seguir adiante na busca por investimento é a melhor saída. Dessa forma, não basta apenas analisar cenários e estabelecer objetivos mirando o crescimento, saber se sua empresa está estruturada para receber um investimento e onde empregar da melhor maneira os recursos é a ordem do dia e tudo que você precisa saber antes de tomar uma decisão.

 

Agora responda: E se sua empresa tivesse disponível um milhão para ser investido na sua empresa? Como você investiria esse dinheiro? 

Compartilhe e comente nas redes sociais! Até o próximo post!

 

   

Por Agile Think

 

 

Compartilhe em suas redes!

Categorias

Receba as ultimas novidades

Se inscreva para receber conteúdo novo

Não mandamos spam, sua inscrição será usada apenas para envio de novos posts e oportunidades. 

Não perca

Posts em Destaque

Agile Think no Bahia Farm Show 2022

Agile Think no Bahia Farm Show 2022 Olá #agilethinkers! Como muitos dos nossos seguidores já sabem, estamos participando da feira Bahia Farm Show 2022, em

O que são Programas de Aceleração?

O que são Aceleradoras? Aceleradoras são organizações que têm por objetivo preparar startups para receberem investimentos. Visam o desenvolvimento dessas empresas de forma rápida, tendo

Agile Think Canvas no ResumoCast

Agile Think Canvas® no ResumoCast Uma das inspirações para escrever esse post (depois de um longo tempo), nasceu com o recente convite de Gustavo Carriconde

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência, aprimoramento da usabilidade, desempenho e análise o tráfego. Ao clicar em Permitir, você concorda com nosso uso de cookies. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.