Agile Think no Bahia Farm Show 2022

Agile Think no Bahia Farm Show 2022

Olá #agilethinkers! Como muitos dos nossos seguidores já sabem, estamos participando da feira Bahia Farm Show 2022, em Luís Eduardo Magalhães – BA. A BFS é um evento grandioso do mercado agro e digital no Brasil. Situado no cinturão verde do país, o evento movimenta novos negócios e a economia de diversos estados das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. São regiões que estão crescendo a todo vapor, impulsionadas pela agricultura. Para que se tenha uma ideia, em volume de negócios, a BFS está apenas no encalço da Agrishow, feira que ocorre todos os anos em Ribeirão Preto – SP e, é considerado o maior evento agro do Brasil. Mas fica a pergunta: “como a AT chegou até lá?”. Bem, tudo tem uma jornada e a nossa começou há exatamente um ano atrás!

A Fábrica de Experiências Agile Think

Em 2021, a Agile Think foi contratada pela AIBA (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia) para desenvolver um aplicativo voltado à segurança rural, com foco na proteção de vidas. A área de abrangência do sistema oferece a fazendeiros e funcionários que trabalham nas propriedades distantes da cidade uma forma de acionar forças policiais com maior eficiência. Em parceria com a Polícia Militar do Estado da Bahia, a AIBA demandou a construção do Aplicativo de Ronda Rural, atendendo parte da estratégia digital do Projeto Safra 2021. A solução foi construída pela equipe de Engenharia de Software da Fábrica de Experiências AT e o produto contou com três versões: desktop, iOS e Android.

Equipe da Fábrica de Experiências AT no Bahia Farm Show 2022 (E tá faltando gente…)

 

Como nasce um produto?

Equipe montada, identificar o problema de forma certeira e construir a melhor solução é uma obrigação! Tirar um produto do terreno das ideias e transformar em um mínimo produto viável (MVP) é um processo mágico. Com a instalação do aplicativo e o início do uso em campo, tudo se deu conforme o planejado. Boas práticas de agilidade e gestão foram aplicadas desde a concepção até a entrega final do produto. Melhorias e novas funcionalidades, complementando o produto inicial estão sendo solicitadas e executadas pelo time como de praxe. Ou seja, o produto já ganhou vida própria e continua crescendo para atender ao propósito traçado inicialmente, sendo a principal ferramenta de segurança oferecida pela AIBA para seus associados. Assim nasceu um produto…

 

Como nasce uma startup?

Com o desenvolvimento do case voltado para segurança pública, muitas oportunidades acabaram sendo geradas a partir de então. O produto inicial continua sua evolução e serve ao propósito de um único cliente. Porém, com a base de conhecimentos gerada a partir desse projeto, tanto técnica, como de negócios e pessoas, nos levou a compreender melhor esse ecossistema de segurança patrimonial. Com a ampliação do escopo, um novo produto não ficaria restrito apenas ao campo. Essa visão ganhou forma e um propósito, cuja missão é aliar segurança, tecnologia e conforto na palma da mão. Foi assim que uma nova startup foi criada pela Agile Think junto com a IKKI.Digital, com um produto voltado à segurança patrimonial, atendendo qualquer tipo de propriedade, seja na cidade ou no campo.

 

Aceleração de Produtos Digitais

Acelerar um produto digital para uma startup é praticamente acelerar a própria startup. Nada em seu início é algo fixo, mesmo porque o mais importante é buscar que as hipóteses iniciais sejam validadas. Entender o valor de um produto está intimamente ligado às respostas dos seguintes questionamentos: “para que”, “por que”, “para quem”, “o que” e “como” o produto destinado será utilizado. Respondidas essas questões, é possível fazer com que o produto cresça de forma sustentável, aparecendo seus resultados e gerando notoriedade. Garantida a continuidade após a primeira etapa, você precisa ampliar o escopo com mais benefícios. Isso possivelmente levará sua empresa correr atrás de novas rodadas de investimento. É assim que as coisas começam a mudar, novas parcerias se formam, a startup se amplia e cresce.

 

Case Agrosec.Digital

Utilizando como exemplo, vamos falar um pouco sobre o case Agrosec.digital. A primeira etapa foi a definição do produto e viabilização do MVP funcional. A partir disso, foram agregadas  funcionalidades que faziam sentido para o novo propósito. Foi necessário a adaptação e reconstrução de determinadas features do produto para atender ao novo modelo de negócios.

Passamos então para a etapa seguinte: a de captação de recursos, perfazendo a segunda rodada de investimentos! Nesse momento, para a realização de novos investimentos, capacidades externas foram agregadas ao produto base. Isso fez com que o time precisasse ser redimensionado para garantir não apenas a continuidade do desenvolvimento, bem como sua operacionalização, evolução e firmar relevância dentro do ecossistema.

Saiba mais sobre o case Agrosec.digital no Youtube.

 

Convite para a próxima conversa: Em qual passo seu produto está?

Nossa ideia inicial era falar rapidamente sobre como estamos acelerando novos produtos e startups que buscam se posicionar no mercado. Para isso pegamos um case nosso. No entanto, antes que o post vire um artigo, para quem chegou até aqui deixamos a pergunta: Em qual estágio está seu produto? O que ele precisa para decolar de vez?

 

Deixe aqui seu comentário e vamos destrinchar mais o tema de investimentos nos próximos posts! Até lá!

  

Por Agile Think

 

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