Agile Think

Agile Think no Bahia Farm Show 2022

Agile Think no Bahia Farm Show 2022

Agile Think no Bahia Farm Show 2022

Olá #agilethinkers! Como muitos dos nossos seguidores já sabem, estamos participando da feira Bahia Farm Show 2022, em Luís Eduardo Magalhães – BA. A BFS é um evento grandioso do mercado agro e digital no Brasil. Situado no cinturão verde do país, o evento movimenta novos negócios e a economia de diversos estados das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. São regiões que estão crescendo a todo vapor, impulsionadas pela agricultura. Para que se tenha uma ideia, em volume de negócios, a BFS está apenas no encalço da Agrishow, feira que ocorre todos os anos em Ribeirão Preto – SP e, é considerado o maior evento agro do Brasil. Mas fica a pergunta: “como a AT chegou até lá?”. Bem, tudo tem uma jornada e a nossa começou há exatamente um ano atrás!

A Fábrica de Experiências Agile Think

Em 2021, a Agile Think foi contratada pela AIBA (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia) para desenvolver um aplicativo voltado à segurança rural, com foco na proteção de vidas. A área de abrangência do sistema oferece a fazendeiros e funcionários que trabalham nas propriedades distantes da cidade uma forma de acionar forças policiais com maior eficiência. Em parceria com a Polícia Militar do Estado da Bahia, a AIBA demandou a construção do Aplicativo de Ronda Rural, atendendo parte da estratégia digital do Projeto Safra 2021. A solução foi construída pela equipe de Engenharia de Software da Fábrica de Experiências AT e o produto contou com três versões: desktop, iOS e Android.

Equipe da Fábrica de Experiências AT no Bahia Farm Show 2022 (E tá faltando gente…)

Como nasce um produto?

Equipe montada, identificar o problema de forma certeira e construir a melhor solução é uma obrigação! Tirar um produto do terreno das ideias e transformar em um mínimo produto viável (MVP) é um processo mágico. Com a instalação do aplicativo e o início do uso em campo, tudo se deu conforme o planejado. Boas práticas de agilidade e gestão foram aplicadas desde a concepção até a entrega final do produto. Melhorias e novas funcionalidades, complementando o produto inicial estão sendo solicitadas e executadas pelo time como de praxe. Ou seja, o produto já ganhou vida própria e continua crescendo para atender ao propósito traçado inicialmente, sendo a principal ferramenta de segurança oferecida pela AIBA para seus associados. Assim nasceu um produto…

Como nasce uma startup?

Com o desenvolvimento do case voltado para segurança pública, muitas oportunidades acabaram sendo geradas a partir de então. O produto inicial continua sua evolução e serve ao propósito de um único cliente. Porém, com a base de conhecimentos gerada a partir desse projeto, tanto técnica, como de negócios e pessoas, nos levou a compreender melhor esse ecossistema de segurança patrimonial. Com a ampliação do escopo, um novo produto não ficaria restrito apenas ao campo. Essa visão ganhou forma e um propósito, cuja missão é aliar segurança, tecnologia e conforto na palma da mão. Foi assim que uma nova startup foi criada pela Agile Think junto com a IKKI.Digital, com um produto voltado à segurança patrimonial, atendendo qualquer tipo de propriedade, seja na cidade ou no campo.

Aceleração de Produtos Digitais

Acelerar um produto digital para uma startup é praticamente acelerar a própria startup. Nada em seu início é algo fixo, mesmo porque o mais importante é buscar que as hipóteses iniciais sejam validadas. Entender o valor de um produto está intimamente ligado às respostas dos seguintes questionamentos: “para que”, “por que”, “para quem”, “o que” e “como” o produto destinado será utilizado. Respondidas essas questões, é possível fazer com que o produto cresça de forma sustentável, aparecendo seus resultados e gerando notoriedade. Garantida a continuidade após a primeira etapa, você precisa ampliar o escopo com mais benefícios. Isso possivelmente levará sua empresa correr atrás de novas rodadas de investimento. É assim que as coisas começam a mudar, novas parcerias se formam, a startup se amplia e cresce.

Case Agrosec.Digital

Utilizando como exemplo, vamos falar um pouco sobre o case Agrosec.digital. A primeira etapa foi a definição do produto e viabilização do MVP funcional. A partir disso, foram agregadas  funcionalidades que faziam sentido para o novo propósito. Foi necessário a adaptação e reconstrução de determinadas features do produto para atender ao novo modelo de negócios.

Passamos então para a etapa seguinte: a de captação de recursos, perfazendo a segunda rodada de investimentos! Nesse momento, para a realização de novos investimentos, capacidades externas foram agregadas ao produto base. Isso fez com que o time precisasse ser redimensionado para garantir não apenas a continuidade do desenvolvimento, bem como sua operacionalização, evolução e firmar relevância dentro do ecossistema.

Saiba mais sobre o case Agrosec.digital no Youtube.

Convite para a próxima conversa: Em qual passo seu produto está?

Nossa ideia inicial era falar rapidamente sobre como estamos acelerando novos produtos e startups que buscam se posicionar no mercado. Para isso pegamos um case nosso. No entanto, antes que o post vire um artigo, para quem chegou até aqui deixamos a pergunta: Em qual estágio está seu produto? O que ele precisa para decolar de vez?

Deixe aqui seu comentário e vamos destrinchar mais o tema de investimentos nos próximos posts! Até lá!

   

Por Agile Think

 

Compartilhe em suas redes!

Categorias

Receba as ultimas novidades

Se inscreva para receber conteúdo novo

Não mandamos spam, sua inscrição será usada apenas para envio de novos posts e oportunidades. 

Não perca

Posts em Destaque

Agile Think no Bahia Farm Show 2022

Agile Think no Bahia Farm Show 2022 Olá #agilethinkers! Como muitos dos nossos seguidores já sabem, estamos participando da feira Bahia Farm Show 2022, em

O que são Programas de Aceleração?

O que são Aceleradoras? Aceleradoras são organizações que têm por objetivo preparar startups para receberem investimentos. Visam o desenvolvimento dessas empresas de forma rápida, tendo

Agile Think Canvas no ResumoCast

Agile Think Canvas® no ResumoCast Uma das inspirações para escrever esse post (depois de um longo tempo), nasceu com o recente convite de Gustavo Carriconde

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência, aprimoramento da usabilidade, desempenho e análise o tráfego. Ao clicar em Permitir, você concorda com nosso uso de cookies. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.