Diferencie Venture Builder de Capital

Você sabe a diferença entre Venture Builder e Venture Capital?

Muitos artigos e notícias das redes sociais vem trazendo estas palavras em seu texto, mas muitos não sabem a fundo o que significa e o que cada uma delas faz. Assim, vamos descrever de forma simples e objetiva o entendimento destes dois contextos.

Um resumo clássico, VENTURE BUILDER dentro de uma escala de investimento, vem antes da VENTURE CAPITAL, a primeira ajuda as Startups no objetivo de consolidação de seus produtos no mercado, com apoio diverso de estrutura corporativa, Smart Money e até capital, por outro lado, a segunda ela entra normalmente em Startups que já estão faturando, com cliente e busca expandir seus negócios nacional e internacional, eles entram na fase de tração e Scale-up.

Vamos aos conceitos:

  • VENTURE BUILDER (VB): se traduzirmos literalmente seria um construtor de empreendimentos, ou no caso empresas denominadas Venture Builder ajudam/auxiliam o desenvolvimento de empresas em estágio inicial, estas empresas são denominadas no mercado como Startups (conceito que traremos em novo artigo). Esta “Ajuda/Auxílio” para a Startup vai desde a criação de produtos digitais, direcionando desde a ideação até o seu primeiro Mínimo produto de valor ou viável (MVP sigla em inglês), além da estrutura de negócio, como o direcionamento de serviços de contabilidade, financeiro, marketing, direcionamento para possíveis clientes, de mercado, parceiros estratégicos entre outros. O objetivo é de colocar a Startup no mercado e deixá-la estável referente ao seu modelo de negócio, vendas de produtos e serviços, expandindo mercado até seu “Exit” (o Exit de VB de uma Startup é a venda da participação dela para o mercado, trataremos este tema em outro artigo).
  • VENTURE CAPITAL (VC): aqui falamos de Capital de risco, onde estes procuram Startups mais maduras no mercado. Diferentemente da Venture Builder que ajuda na construção, a Venture capital busca empresas que já estão consolidadas e buscam Tração ou Scale-up, seu MVP já foi validado, o(s) produto(s) já está aceito no mercado com todas as funcionalidades previstas em andamento. Nesta fase estas empresas precisam de pessoas para trabalhar e crescer ainda mais, ou seja, escalar.
    Aí entra o papel da Venture Capital, investindo capital (caixa) para manter as operações durante estes estágios de crescimento acelerado. Lembrando que as Startups nestas fases, já possuem um time consolidado, e os seus processos definidos, e assim precisando de dinheiro para a expansão.

Em resumo, uma Startup pode passar por ambas. Inicialmente por uma Venture Builder, no início de suas operações e definições de produtos, e ao chegar o momento de tração e Scale-up, dá o exit da Startup e entra o papel da Venture Capital, injetando capital para o crescimento; ao longo do tempo realizará novos movimentos de Exit, trazendo investimentos de montantes maiores.

Aguarde nossos novos artigos, e caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail contato@agilethink.com.br. Vamos juntos realizar bons investimentos!

  

Por Agile Think

 

plugins premium WordPress