O que é Quality Assurance

O que é Quality Assurance (Garantia da Qualidade de Software)

Garantia da Qualidade de Software envolve todo o processo de desenvolvimento de software, fazendo as devidas monitorações e melhorias de processos pertinentes, fazendo com que os padrões, procedimentos acordados estão sendo seguidos e garantindo que problemas são encontrados e ações corretivas são tomadas. Fazer a melhoria no processo – melhoria contínua.

Não é somente uma atividade associada exclusivamente com atividades de desenvolvimento de software e testes, mas sim atividades que se expandem durante todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software.

Isso consiste em realizar a qualidade tanto do processo quanto do produto. No processo, podemos quantificar a sua qualidade através de métricas para qualidade de software e no produto com as técnicas de verificação e validação.

No produto, os métodos de garantia da qualidade são revisões, inspeção formal e teste de software, além de revisão dos resultados do teste de software realizada pelo time e testes realizados pelo cliente.

Qualidade de software é um tópico complexo que engloba vários subtópicos: usabilidade, acessibilidade, segurança, manutenabilidade, confiabilidade, eficiência, adequação funcional, testabilidade, velocidade de entrega, operabilidade, etc. A parte mais interessante disso tudo é que a definição de qualidade é diferente para cada cliente e para cada projeto.

Aguarde nossos novos artigos, e caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail contato@agilethink.com.br

  

Por Sandra Akiyama

 

plugins premium WordPress